"Vinha fazendo trabalho sujo há vários anos", diz advogado da Rede sobre Renan Calheiros
O advogado do partido Rede Sustentabilidade, que pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado , comentou, nesta terça-feira, as consequências da saída do parlamentar do cargo. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade , Marlon Reis disse que a medida é uma "afirmação de valor" e pretende que, a partir dessa decisão, não haja mais "pessoas como ele" exercendo a linha sucessória da presidência da República.
— O mais importante não é nem a saída de Eduardo Cunha ou de Renan Calheiros, mas a afirmação de um valor. Não teremos mais pessoas como eles na presidência da Câmara ou do Senado. É preciso que pessoas na linha sucessória da República não tenham ações dessa natureza no STF. Ninguém aceitará — analisou.
Leia mais:
Renan se recusa a assinar notificação de afastamento do STF
Afastamento aumenta incerteza política no Brasil, segundo Financial Times
Ministro do STF afasta Renan da presidência do Senado
De acordo com o ex-juiz e idealizador da Lei da Ficha Limpa , o pedido de liminar tinha uma alta probabilidade de sucesso de demanda, e a decisão favorável já era aguardada pela Rede. Marlon opinou, ainda, que o afastamento de Renan serve para minimizar a sensação de impunidade dos políticos.
— Ninguém está acima da lei. Nem o presidente do Senado, nem o Senado como um todo. Existe um árbitro constitucional para todos os conflitos jurídicos que é o STF — ressaltou. — (Renan) vinha fazendo trabalho sujo ultimamente. Aliás, há vários anos. Agora ele está afastado — acrescentou.
Marlon também comentou as recentes críticas recebidas pelos poderes por uma suposta crise institucional.
— Vejo as instituições funcionando. A pior crise institucional é a inoperância das instituições. Temos visto a busca de mecanismos democráticos e institucionais na solução de graves problemas e por isso não considero que haja crise. Até comemoro o funcionamento correto — avaliou.
*Zero Hora, com informações da Rádio Gaúcha
