Aparecida inicia oferta do implante contraceptivo Implanon na rede municipal
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia começou a oferecer o implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel, conhecido como Implanon, na rede municipal de saúde. O método, considerado de longa duração e reversível, passa a ser disponibilizado em unidades de referência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta primeira etapa serão utilizadas 1.873 unidades do dispositivo enviadas pelo Ministério da Saúde. A implantação ocorrerá inicialmente em cinco unidades: UBS Buriti Sereno, Jardim Riviera, Mansões Paraíso, Expansul e Papillon Park.
De acordo com a pasta, cada unidade atenderá pacientes da sua área de abrangência. A UBS Papillon Park também será referência para inserção e retirada do implante, com atendimentos às segundas-feiras, das 7h às 9h.
Para ter acesso ao procedimento, as mulheres devem procurar a UBS mais próxima para receber orientações, passar por avaliação e, se necessário, serem encaminhadas para a inserção do dispositivo.
Antes do procedimento, as pacientes participam de atividades coletivas de planejamento familiar e precisam assinar termo de consentimento. A prioridade de atendimento, segundo a Secretaria de Saúde, é para mulheres entre 14 e 49 anos, com atenção especial a adolescentes, mulheres no pós-parto imediato e aquelas em situação de vulnerabilidade social.
A SMS definiu um cronograma inicial para o início das inserções nas unidades de referência. Em março, os procedimentos estão previstos para começar no dia 16 na UBS Papillon Park; no dia 23 na UBS Mansões Paraíso; no dia 24 na UBS Buriti Sereno; no dia 25 na UBS Expansul; e no dia 26 na UBS Jardim Riviera. Em abril, o calendário será repetido entre os dias 27 e 30.
O Implanon é um implante inserido sob a pele do braço não dominante e libera o hormônio etonogestrel para prevenir a gravidez por até três anos. O procedimento é realizado por profissional de saúde capacitado e, após o período de eficácia, o dispositivo deve ser retirado. Caso a paciente deseje, um novo implante pode ser colocado. A fertilidade tende a retornar após a remoção.
Além do implante, a rede municipal oferece outros métodos contraceptivos, como preservativos externos e internos, DIU de cobre, anticoncepcionais orais, pílulas de progestagênio, injetáveis hormonais mensais e trimestrais e procedimentos de vasectomia. Entre esses métodos, apenas os preservativos oferecem proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Leia também: Apostas de Goiás acertam a quina da Mega-Sena e somam mais de R$ 270 mil em prêmios
O post Aparecida inicia oferta do implante contraceptivo Implanon na rede municipal apareceu primeiro em Jornal Opção.
