Presidente do Irã diz que não “vai curvar a cabeça” em negociações com os EUA
Presidente iraniano endurece discurso em meio a tratativas sobre programa nuclear, enquanto Donald Trump volta a ameaçar possível ataque militar
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou neste sábado, 21, que o país não aceitará pressões externas nas negociações nucleares com os Estados Unidos. Em discurso transmitido ao vivo pela TV estatal, ele declarou que o Irã não vai “curvar a cabeça” diante das potências mundiais.
Segundo Pezeshkian, há um movimento internacional para forçar Teerã a ceder nas tratativas. “As potências mundiais estão se alinhando para nos forçar a curvar a cabeça, mas nós não vamos, apesar de todos os problemas que estão criando para nós”, disse.
A fala ocorre em meio a uma escalada de tensões entre Irã e EUA. Na quinta-feira, 19, o presidente americano Donald Trump voltou a ameaçar o país e afirmou que “coisas muito ruins” podem acontecer caso não haja acordo. Na sexta, 20, confirmou que considera um ataque militar pontual.
O que está em negociação
Os Estados Unidos defendem que o Irã limite ou encerre o programa de enriquecimento de urânio. Teerã afirma que o programa tem fins pacíficos, mas Washington acusa o país de buscar desenvolver arma nuclear.
De acordo com a imprensa americana, os EUA também querem restringir o alcance dos mísseis balísticos iranianos e interromper o apoio do Irã a grupos armados no Oriente Médio.
O governo iraniano sustenta que as negociações devem se concentrar exclusivamente no programa nuclear e afirma estar disposto a reduzir o nível de enriquecimento de urânio em troca da retirada de sanções econômicas.
Duas rodadas de conversas ocorreram nas últimas semanas: uma em Omã e outra em Genebra. Segundo autoridades americanas, houve pequenos avanços, mas ainda sem definição sobre um possível acordo.
O post Presidente do Irã diz que não “vai curvar a cabeça” em negociações com os EUA apareceu primeiro em Jornal Opção.
