Parlamento destitui presidente do Peru
O Parlamento peruano destituiu, nesta terça-feira, 17, o presidente José Jeri, apenas quatro meses depois de ele assumir o cargo. A decisão ocorre em meio a denúncias de encontros não informados com um empresário chinês.
A destituição foi acompanhada de moção de censura, e foi aprovada com 75 votos favoráveis, 24 contrários e três abstenções.
As acusações contra Jeri envolvem reuniões reservadas com empresários chineses. Um desses encontros levou à abertura de investigação por suspeita de tráfico de influência.
Fernando Rospigliosi, que presidia a sessão que culminou na destituição, declarou encerrado o mandato à frente do Congresso e, por consequência, vago o posto de chefe de Estado.
Com isso, o próximo escolhido para liderar o Legislativo também assumirá interinamente a Presidência da República, tornando-se o oitavo governante do Peru em oito anos.
Aos 39 anos, Jeri havia assumido o cargo em outubro de 2025, após a destituição de Dina Boluarte. Ela, por sua vez, chegou ao poder em 2022, depois da queda de Pedro Castillo, que governou por cerca de um ano e meio.
Leia também: Candidato da esquerda, Antônio Seguro vence extrema direita e é eleito presidente de Portugal
O post Parlamento destitui presidente do Peru apareceu primeiro em Jornal Opção.
