Добавить новость
123ru.net
World News in Portuguese
Январь
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Goiânia se destaca na medicina veterinária com tecnologia e novos especialistas

0

A medicina veterinária no Brasil, sustentada por um contingente que supera 166 mil profissionais ativos, avança a passos largos, transformando diagnósticos antes incertos em histórias de recuperação e alongando significativamente a vida dos animais de estimação. Em Goiânia, esse avanço é personificado por uma nova geração de especialistas que, munidos de tecnologia de ponta e conhecimento, dedicam-se a tratar cães, gatos e até espécies exóticas com a mesma complexidade e zelo da medicina humana.

Em meio a um mercado que faturou R$ 75,4 bilhões em 2024, reflexo da humanização dos pets, o Jornal Opção conversou com sete desses profissionais para entender como a especialização está redefinindo os padrões de saúde e bem-estar animal na capital.

Cardiologia: A importância do diagnóstico para uma vida

Na cardiologia veterinária, os números reforçam a relevância da atenção preventiva. Conforme explica o médico veterinário Paulo Roberto de Sousa, da Clínica VitaeCor, a cardiologia preocupa-se com a saúde cardiovascular de todos os animais, embora seu foco seja em pequenos animais. 

Contudo, ele alerta para uma diferença vital entre as espécies. Enquanto cães costumam apresentar tosse, engasgo, cansaço fácil e intolerância ao exercício, os gatos são mestres em esconder doenças. “Para manifestar os sintomas referentes ao problema cardíaco, acaba que ele já está no estágio muito, muito avançado da doença”, esclarece. 

Esse atraso no diagnóstico preocupa. Paulo Roberto destaca que, na prática, a maioria dos atendimentos ocorre quando o animal já está em insuficiência cardíaca. “De cada 10 cães que eu atendo, 9 ou 8 ali não é de forma preventiva, né? Mas sim porque o animal já está manifestando sinais clínicos”, afirma.

Um dos pilares do seu trabalho, além do tratamento, é a avaliação cardiovascular pré-operatória. “A gente faz muita avaliação… para poder liberar o paciente para uma cirurgia com maior segurança”, destaca. A doença mais comum em sua rotina é a doença degenerativa da válvula mitral, responsável por cerca de 85% dos casos em cães.

Doutor Paulo Roberto de Sousa | Foto: Arquivo pessoal

Segundo o doutor, aproximadamente 10% dos cães que chegam na clínica têm algum problema cardíaco, percentual que salta para mais de 70% após os 10 anos de idade.

O especialista explica que a predisposição racial é um fator importante. Para cães de pequeno e médio porte, como Poodle, Yorkshire, Maltês e Spitz, o risco é maior. Já para gatos, raças como Maine Coon, Persa e Ragdoll são mais propensas a doenças miocárdicas.

“Se a gente consegue diagnosticar a doença na fase mais precoce… a gente consegue não só proporcionar uma melhor qualidade de vida, mas também uma maior longevidade”, enfatiza,  ao defender avaliações cardiológicas anuais a partir dos cinco ou seis anos de idade. Embora muitas doenças cardíacas não tenham cura, o diagnóstico precoce possibilita controle, melhora da qualidade de vida e aumento da longevidade.

Medicina Integrativa: Buscando o equilíbrio além da alopatia

Paralelamente às especialidades tradicionais, práticas alternativas ganham espaço, oferecendo novas perspectivas de tratamento. O médico veterinário Gustavo Pregnolatto Antolini, que atua há 13 anos na Clínica Cãopanheiros, é um expoente dessa área, utilizando acupuntura, cannabis medicinal, ozonioterapia e Viscum album (erva-de-passarinho) em seu consultório.

“Sou especialista em práticas alternativas. Fui pra esse campo porque cansei da alopatia. Eu acho que eles têm uma atrativa muito melhor de tratamento sem sobrecarregar o organismo do animal com medicamento”, explica Gustavo. Seus pacientes são, em grande parte, animais idosos ou em tratamento oncológico.

Doutor Gustavo Pregnolatto Antolini | Foto: Arquivo pessoal

Na acupuntura, ele observa uma maior demanda por cães das raças Teckel (salsichinha) e Bulldog Francês. Já o uso da cannabis medicinal e do Viscum album não segue um padrão racial, sendo mais indicado para processos oncológicos e para o controle da dor crônica em animais idosos com artrose, artrite ou doenças do disco intervertebral.

Gustavo ressalta a importância da observação atenta do tutor e da mediação do clínico geral. “É muito importante que o tutor preste atenção no comportamento do seu animalzinho… Buscar um colega veterinário de confiança, para que esse colega possa indicar uma ajuda especializada”.

Ele enfatiza que, embora muitos casos sejam resolvidos por um clínico, a especificidade de alguns quadros demanda a intervenção de um especialista, e essa ponte deve ser construída pelo profissional de base.

Oftalmologia: Recuperação da visão com técnicas de ponta

A oftalmologia veterinária é outra área que testemunhou avanços extraordinários. A médica veterinária Lorraine Oliveira, do Instituto Goiano de Oftalmologia Veterinária, comemora a evolução. “A medicina veterinária evoluiu bastante… Hoje em dia a gente tem especialistas de áreas praticamente iguais à humana”.

Ela descreve seu campo como dedicado à saúde, visão e conforto ocular dos pets, lidando com doenças muitas vezes dolorosas e de progressão rápida. “Muitas [doenças] passam despercebidas pelos tutores e quando ele percebe alguma alteração a gente já não tem muito o que fazer”.

Doutora Lorraine Oliveira | Foto Arquivo pessoal

No entanto, hoje, com equipamentos de ponta, é possível realizar cirurgias complexas, como a de catarata, para devolver a visão ao animal. “A gente está bem avançado na parte de oftalmo”, afirma.

Assim como na cardiologia, a conscientização é um desafio. Lorraine recomenda consultas anuais de rotina, pois muitas doenças, como o glaucoma, são silenciosas. “Muita gente acha que é normal o animal ter secreção ocular, que é normal o olhinho ficar vermelho… e ele nem se atenta para buscar ajuda no veterinário, às vezes a pessoa nem imagina que existe a especialidade de oftalmo”.

Ela cita raças com predisposição, como Shih Tzu, Pug e Bulldog, que podem ter problemas como crescimento anormal de cílios ou maior suscetibilidade a lesões devido à anatomia ocular. Já raças como Samoieda podem ter predisposição para alterações retinianas.

“Tem alterações oculares que não são visíveis ali no olho. Tá interno. Aí o doutor não tem como perceber”, complementa, destacando a necessidade do exame especializado.

Entre os problemas frequentes, está a obstrução do ducto nasolacrimal, que causa o extravasamento de lágrimas e manchas no pelo. “Isso pode ser uma alteração anatômica… Aí precisa fazer uma plástica para corrigir”, explica. 

Doutora Lorraine Oliveira com paciente felino | Foto: Arquivo pessoal

Quanto à visão, a oftalmologista desfaz um mito comum: “É uma dúvida que muita gente pensa. Que acha que cão e gato enxergam preto e branco… Eles enxergam o mundo colorido, mas em tons diferentes do que a gente enxerga”.

Cães e gatos veem melhor tons de azul e amarelo, mas têm dificuldade em distinguir vermelho e verde, enxergando uma paleta de cores reduzida em comparação aos humanos.

Neurologia e Fisioterapia: A reabilitação que devolve a dignidade

A neurologia e a fisioterapia veterinária representam a fronteira da reabilitação, tratando desde sequelas de doenças até condições congênitas. A médica veterinária Ana Paula da Mota Faleiro, que atua nas clínicas Dog Center, Hearts e no Hospital Veterinário Mais Pet ( unidade Goiânia), descreve um escopo de atuação ampliado.

“Hoje a gente não é só o processo, mas uma questão da prevenção e promoção da qualidade de vida”.

Ela atende muitos casos pós-cirúrgicos ortopédicos e neurológicos, como hérnias de disco, buscando o retorno funcional do animal. “A gente tenta promover o retorno funcional do animal, diminuir o uso de fármacos… controlar, fazer o manejo da dor”. Para isso, utiliza uma gama de aparelhos e técnicas, como eletroestimulação, magnetoterapia e hidroesteira.

Na neurologia, o avanço dos diagnósticos por imagem, como tomografia e ressonância magnética, revolucionou o tratamento. “Antigamente, a gente não tinha… o animal, às vezes, morria se não chegasse a um diagnóstico”. Agora, é possível diagnosticar com precisão condições como meningoencefalite ou tumores.

Doutora Ana Paula da Mota Faleiro | Foto: Arquivo pessoal

Ana Paula atende predominantemente cães, mas observa um aumento no número de felinos e até de animais exóticos em seu consultório. “Eu já atendi uma porquinha que caiu do colo do dono e teve uma fratura de coluna”. Ela relata casos envolvendo furões, cabras, aves exóticas e coelhos, exigindo adaptação das técnicas.

Um dos maiores desafios, segundo ela, é o tempo que se leva para encaminhar o animal ao especialista. “Antigamente, a gente tinha um ditado que dizia, ‘não sabe o que tem, da meticorten’… as pessoas tentam muito na clínica com corticoide… e demora em caminhar para um especialista, e enquanto isso, a gente tá perdendo prazo de diagnóstico”.

Ela cita a cinomose como uma doença neurológica grave e comum, que pode deixar sequelas e requer um longo trabalho de fisioterapia.

Para ela, o caso da porquinha que fraturou a coluna e foi submetida a cirurgia e reabilitação com esteira aquática ilustra a abrangência e o potencial dessa especialidade. “Foi o maior desafio e o desafio também mais engraçado… Ela se recuperou, voltou a andar toda bonitinha”.

Gastroenterologia e Endocrinologia: Decifrando o metabolismo e o sistema digestivo

Doenças endócrinas e gastrointestinais são causas frequentes de visita ao veterinário. A médica veterinária Fabiana Mendonça Alves, da Clínica Dermopet, especialista nas duas áreas, explica que a endocrinologia lida com o metabolismo, obesidade e hormônios. As doenças mais frequentes em cães são hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus. Em gatos, destacam-se diabetes mellitus e hipertireoidismo.

Já a gastroenterologia tem como “carro-chefe” pacientes com vômito e diarreia crônicos. “Quando o clínico geral não consegue resolver, eles chamam o gastroenterologista para auxiliar, tanto no diagnóstico, quanto no tratamento”.

Fabiana observa que a percepção do tutor varia. Alguns são mais observadores e buscam check-ups; outros atribuem sinais ao envelhecimento. “Ah, ele tá ficando mais velhinho, por isso que ele tá dormindo mais… e por ele tá mais quieto, ele tá engordando”, exemplifica.

Entretanto, ela alerta para predisposições raciais: Golden Retriever, Labrador e Beagle para hipotireoidismo; Poodle, Shih Tzu e Teckel para diabetes. Já na gastroenterologia, o Bulldog Francês é campeão em problemas intestinais.

A médica aconselha que, ao escolher um animal, o tutor considere seu espaço e estilo de vida. “Tem que pensar naquilo que você vai poder oferecer em relação a espaço, a passeios”. Além disso, é crucial verificar a procedência do animal, pois condições genéticas e parasitas adquiridos podem desencadear problemas crônicos.

Doutora Fabiana Mendonça Alves | Foto: Arquivo pessoal

Segundo a veterinária, o diagnóstico pode ser direto, como na diabetes (medição da glicemia), ou demandar uma investigação minuciosa, como em diarreias crônicas, que podem culminar em endoscopia ou colonoscopia com biópsia. No hipotireoidismo canino, trata-se com suplementação hormonal; no hipertireoidismo felino, com medicamentos que reduzem a produção hormonal.

Fabiana é otimista: “a partir do momento que a gente faz o diagnóstico, o paciente vai ter qualidade e expectativa de vida como se fosse um paciente comum”. Ela reforça a necessidade de check-ups anuais a partir dos oito anos e a importância de buscar o especialista quando o clínico geral não obtém resultados. 

Medicina Felina e Homeopatia: O olhar integral para o gato

Os felinos, com suas peculiaridades, demandam uma abordagem especializada. A médica veterinária Angelita Lima Felinos, da Clínica Mon Amour, é especialista em Medicina Felina e Homeopatia. Sua trajetória foi natural, pois sempre conviveu com gatos. “Ter gato dentro de casa faz uma diferença muito grande… no cuidado que você vai oferecer para os seus pacientes”, reflete.

Ela atende desde filhotes, em consultas pediátricas, até idosos, cuja expectativa de vida aumentou graças aos avanços veterinários. Doenças renais e endócrinas são comuns nos gatos mais velhos.

A veterinária também faz um alerta sobre a fragmentação excessiva da medicina especializada. Embora o acesso aos especialistas tenha melhorado, ela destaca a importância de olhar o paciente como um todo. “O nosso paciente não fala, né”, pontua, ao defender a valorização do clínico geral como articulador do cuidado.

Sobre raças, ela nota a popularidade do Sphynx (gato sem pelo), que precisa de cuidados especiais com a pele e tem tendência à obesidade, um problema também comum em gatos sem raça definida (SRD). Segundo a doutora, gatos persas têm predisposição a dermatites e problemas oftálmicos.

Já os SRDs, resgatados da rua, as grandes preocupações são as doenças virais FIV e FeLV, e a esporotricose, uma zoonose grave. “É uma doença que nos preocupa com relação à saúde pública”, adverte.

A homeopatia, embora menos procurada para felinos, é uma ferramenta valiosa em seu arsenal. Ela desmistifica a ideia de que é sempre lenta, citando o tratamento de surtos de rinotraqueite em abrigos. “O resultado é muito aparente e rápido, às vezes a diminuição dos sinais clínicos acontecem no mesmo dia que inicia o uso”.

Angelita também chama atenção para as particularidades da internação felina. “O gato, ele precisa muito se sentir seguro, ele é sensível à barulhos e sente muito os cheiros do ambiente”. Um ambiente inadequado pode piorar o estado do animal.

A veterinária faz um forte apelo à prevenção e à responsabilidade. “Ao adotar um gatinho… não pode ficar esperando ele ter uma doença para ir ao veterinário”. Check-ups anuais, incluindo avaliação cardiológica, são essenciais.

Doutora Angelita Lima Felinos | Foto: Arquivo pessoal

Ela endossa ainda a importância do uso do termo “responsável” no lugar de “dono”: “O papel dessa pessoa é de ser responsável. E responsabilidade inclui prevenção, educação, bem-estar desse bichinho”.

Mesmo com especialidades tão diversas, os relatos se conectam em um ponto: o avanço da medicina veterinária só se traduz em benefícios quando aliado à informação e à conscientização dos tutores. A prevenção, os exames periódicos e a busca por atendimento especializado no momento certo aparecem como fatores determinantes para garantir não apenas a sobrevida, mas uma vida com mais conforto, autonomia e bem-estar para os pets.

Leia também:

Plantões médicos em Goiânia têm salários acima das cidades vizinhas, mostra levantamento

Aparecida reabre inscrições para programa de apartamentos a custo zero; entregas previstas até o primeiro semestre de 2026

O post Goiânia se destaca na medicina veterinária com tecnologia e novos especialistas apareceu primeiro em Jornal Opção.






Загрузка...


Губернаторы России

Спорт в России и мире

Загрузка...

Все новости спорта сегодня


Новости тенниса

Загрузка...


123ru.net – это самые свежие новости из регионов и со всего мира в прямом эфире 24 часа в сутки 7 дней в неделю на всех языках мира без цензуры и предвзятости редактора. Не новости делают нас, а мы – делаем новости. Наши новости опубликованы живыми людьми в формате онлайн. Вы всегда можете добавить свои новости сиюминутно – здесь и прочитать их тут же и – сейчас в России, в Украине и в мире по темам в режиме 24/7 ежесекундно. А теперь ещё - регионы, Крым, Москва и Россия.


Загрузка...

Загрузка...

Экология в России и мире




Путин в России и мире

Лукашенко в Беларуси и мире



123ru.netмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "123 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Smi24.net — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

123ru.net — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.






Здоровье в России и мире


Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России






Загрузка...

Загрузка...





Друзья 123ru.net


Информационные партнёры 123ru.net



Спонсоры 123ru.net