Após temporal, Goiânia deve ter menos chuva e calor nesta quinta-feira
A previsão do tempo para esta quinta-feira, 8, em Goiânia, é de sol entre nuvens, temperaturas elevadas e possibilidade de pancadas isoladas de chuva, principalmente no fim da tarde. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a tendência é de redução no volume de chuvas nos próximos dias, após os temporais registrados nesta quarta-feira, 7, em algumas regiões da capital.
De acordo com o meteorologista André Amorim, a partir desta quinta-feira a zona de convergência de umidade começa a se descaracterizar, o que reduz a probabilidade de grandes acumulados de chuva, embora não descarte a ocorrência de tempestades pontuais.
“A partir de quinta-feira, essa zona de convergência já começa a se descaracterizar. Ainda podem ocorrer tempestades, mas há uma tendência de menor volume de chuva nos próximos dias”, explicou.
Segundo ele, a chuva no fim da tarde segue sendo um comportamento típico do verão.
“A chuva no final da tarde é uma tendência de verão. É algo comum desse período: geralmente chove rápido e de forma localizada”, afirmou.
Com o calor e a alta umidade, o cenário favorece pancadas rápidas, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas, sem atingir toda a cidade de maneira uniforme.
Região do Lago das Rosas teve maior volume de chuva
A chuva registrada nesta quarta-feira ocorreu principalmente entre 14h e 17h45, com duração média de 44 minutos, mas com volumes expressivos em pontos específicos da capital. A Região Oeste concentrou os maiores acumulados, com destaque para o Lago das Rosas, onde foram registrados 85,4 milímetros.
Outras áreas também tiveram volumes significativos de chuva, como o Centro (59,2 mm), o Setor Goiânia 2, na Região Norte (53 mm), o Jardim América, na Região Sul (49,4 mm), e o Morro da Serrinha (41,8 mm). Em contrapartida, bairros de outras regiões registraram baixos índices de precipitação, como a ETA Mauro Borges, com apenas 0,6 mm.
egundo André Amorim, a chuva se concentrou principalmente na Região Oeste da cidade, o que explica a grande variação nos volumes registrados entre os bairros.
“A Região do Lago das Rosas foi a que registrou o maior volume de chuva, e a Serrinha também teve índices elevados. A precipitação se concentrou principalmente no lado oeste de Goiânia”, destacou.
Chuva intensa nem sempre gera transtornos
O meteorologista ressalta que volumes elevados, por si só, não significam necessariamente ocorrência de danos.
“Não é tanta chuva assim. Em Hidrolândia, por exemplo, choveu cerca de 78 milímetros e não aconteceu nada. O que faz diferença é a intensidade, o tempo de duração e as condições da área urbana”, explicou.
Ele reforça que, no verão, é comum a ocorrência de chuvas fortes e rápidas, que podem gerar grandes acumulados em curto espaço de tempo, mas de forma localizada.
Leia também:
Chuva intensa provoca alagamentos na T-63 e leva à interdição temporária da Marginal Botafogo
O post Após temporal, Goiânia deve ter menos chuva e calor nesta quinta-feira apareceu primeiro em Jornal Opção.
