Goiás lidera ranking nacional de acesso à energia elétrica e alcança a universalização do serviço
Goiás ocupa a primeira colocação no ranking dos estados brasileiros com maior acesso à energia elétrica, ao registrar atendimento em 100% dos domicílios, segundo dados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com base em informações do IBGE.
O indicador considera imóveis atendidos tanto pela rede geral quanto por fontes alternativas de energia. O resultado coloca o estado como referência nacional no acesso a um serviço essencial para o desenvolvimento econômico e social, com impactos diretos na educação, na saúde, na segurança e na atração de investimentos.
De acordo com o gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinícyus Lima, o desempenho é resultado de um trabalho iniciado em 2023, quando a concessionária assumiu a concessão no estado.
“Esse resultado é fruto de um trabalho que foi iniciado em 2023, quando nós assumimos a concessão. Foram mais de R$ 6 milhões investidos nesses três anos. A estratégia, a resiliência e a força do grupo, aliadas à vontade de crescer e à capilaridade que o grupo tem no país, fizeram com que conseguíssemos alcançar esse resultado agora, em 2025”, afirmou ao Jornal Opção.
Mesmo com a universalização do acesso, Vinícyus destaca que os desafios passam a se concentrar na manutenção da regularidade e da qualidade do fornecimento. Segundo ele, a reconstrução e o reforço da infraestrutura são prioridades permanentes.
“Essa reconstrução da rede que nós estamos fazendo, junto com a criação de novas redes e o reforço da infraestrutura, é o grande desafio. Continuamos atuando em manutenções e adotando novas tecnologias com impacto direto no fornecimento de energia”, explicou.
O gerente ressalta que, com todos os domicílios atendidos, o compromisso da distribuidora se amplia. “Agora, além de garantir que todos tenham acesso, é fundamental assegurar um fornecimento confiável e seguro em todos os pontos do estado”, disse.
Nas áreas rurais e em regiões de difícil acesso, a atuação envolve desde manutenção preventiva até investimentos em tecnologia. “O trabalho é feito com poda de árvores, substituição de equipamentos e investimento em novos cabos e novos dispositivos nessas áreas. Nossa rede é toda telecomandada”, afirmou Vinícyus.
Segundo ele, a Equatorial conta com mais de 10 mil equipamentos telecomandados na rede de distribuição, o que permite manobras à distância a partir do Centro de Operações Integradas, em Goiânia.
“Daqui eu consigo fazer manobras para que menos clientes fiquem impactados em caso de defeito, seja na zona urbana ou rural. A comunicação que eu tenho com um equipamento em Goiânia é a mesma que eu tenho em São Domingos, na divisa com a Bahia, ou em Catalão, na divisa com Minas Gerais”, destacou.
Para os próximos anos, a Equatorial Goiás projeta a continuidade dos investimentos e da modernização da rede. Entre as prioridades está a preparação para a chegada de novas linhas de transmissão no estado, especialmente na região sudoeste.
“Existe uma linha que já está em leilão para trazer mais energia para Goiás. Nós já estamos adiantando a nossa parte para que, quando essa energia chegar, a distribuição esteja pronta”, afirmou. Além disso, a empresa prevê a manutenção do ritmo de obras e manutenções já programadas.
“Vamos continuar investindo, ampliando a nossa rede em todo o estado e trabalhando as manutenções previstas. O objetivo é colocar o Estado de Goiás e a distribuidora Equatorial entre os melhores do país”, concluiu.
O Ranking de Competitividade dos Estados é divulgado anualmente e avalia indicadores ligados à eficiência da gestão pública e à oferta de serviços essenciais.
Leia também:
- Justiça proíbe Equatorial de cortar energia na Ocupação Paulo Freire em Goiânia
- Novo golpe contra painéis solares reduz até 80% dos retornos da energia
O post Goiás lidera ranking nacional de acesso à energia elétrica e alcança a universalização do serviço apareceu primeiro em Jornal Opção.
