Добавить новость
123ru.net
World News
Апрель
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

A série do Césio-137 nos obriga a relembrar o preconceito, e não apenas o acidente

0

Como dizia o filósofo George Santayana, “É preciso relembrar a história para que ela não se repita.” A estreia da minissérie “Emergência Radioativa”, lançada pela Netflix em 18 de março, escancara novamente o acidente com o Césio-137, ocorrido em Goiânia em 1987, e nos faz relembrar que não foi apenas a contaminação radioativa, mas sim a onda de preconceito que condenou uma cidade inteira ao isolamento.

A produção dramatiza o maior acidente radiológico em área urbana do mundo, no qual mais de 200 pessoas foram expostas à radiação, e quatro morreram diretamente, entre elas a pequena Leide das Neves Ferreira, de apenas seis anos.

Contudo, como revelou o depoimento da mãe de Leide, Lourdes das Neves, ao Jornal Opção, “não tem como esquecer.” 

Logo após o desastre, uma reação tomou conta do país. Goiânia e todo o estado de Goiás se transformaram em sinônimo de perigo. Pessoas de outras regiões evitavam viajar para a capital goiana como se o solo inteiro estivesse envenenado. 

Goianos que visitavam outros estados sofreram preconceito: hotéis recusavam reservas, lojas fechavam as portas, e até apertos de mão eram evitados. Esse comportamento irracional produziu uma segunda tragédia, a da exclusão social. 

Quem assistiu ou irá assistir a série da Netflix, pense e sinta isso como se fosse você inocentemente vivendo aquele momento, porque o verdadeiro legado do Césio-137 não pode se limitar à fiscalização técnica. Afinal, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) intensificou normativas e procedimentos para resíduos radioativos, seguindo padrões internacionais, e até mesmo a legislação brasileira foi atualizada para que os procedimentos sejam levados ao mais alto rigor na destinação de rejeitos radioativos.

No entanto, nenhuma lei conseguiu, até hoje, desfazer o medo profundo e a marca de humilhação que ficaram gravados na identidade do goiano.

Por conseguinte, manter viva essa recordação das vítimas significa respeitar suas histórias sem sensacionalismo. A dor de Lourdes das Neves, que perdeu uma filha e ainda assim não cultivou rancor, merece ser ouvida com dignidade. “Eles sabiam do risco”, afirma ela, apontando para a negligência dos responsáveis pela clínica que abandonou o aparelho de radioterapia.

O luto dela, como ela mesma descreveu para a equipe do Jornal Opção no fim de março, “não tem como. É muito complicado.” 

A série reabrir essas feridas que nunca cicatrizaram é algo positivo? “É preciso relembrar a história para que ela não se repita.” Friso que isso deve acontecer, mas desde que o faça com responsabilidade. 

De nada importam as dores serem repuxadas sem que a sociedade entenda que o preconceito contra goianos naquela época exemplifica algo que não pode jamais se repetir: a punição de um povo inocente que não sabia o que estava mexendo. 

As vítimas manusearam o pó brilhante por pura ignorância, não por malícia. Em vez de acolher, o resto do país respondeu com rejeição. E é esse comportamento,  o medo transformado em agressão contra a vítima, a verdadeira lição não aprendida.

Que a série e as memórias não sirvam apenas para evitar um novo acidente nuclear, mas que um povo inteiro seja novamente crucificado pelo sofrimento que já carrega.

Leia também:

 “A mulher do Césio. Meu nome hoje é esse”, Lourdes das Neves afirma que perdeu identidade após desastre radiológico

‘Não tem como esquecer’: sobreviventes relatam como a tragédia do Césio 137 ainda marca suas vidas

O post A série do Césio-137 nos obriga a relembrar o preconceito, e não apenas o acidente apareceu primeiro em Jornal Opção.






Загрузка...


Губернаторы России

Спорт в России и мире

Загрузка...

Все новости спорта сегодня


Новости тенниса

Загрузка...


123ru.net – это самые свежие новости из регионов и со всего мира в прямом эфире 24 часа в сутки 7 дней в неделю на всех языках мира без цензуры и предвзятости редактора. Не новости делают нас, а мы – делаем новости. Наши новости опубликованы живыми людьми в формате онлайн. Вы всегда можете добавить свои новости сиюминутно – здесь и прочитать их тут же и – сейчас в России, в Украине и в мире по темам в режиме 24/7 ежесекундно. А теперь ещё - регионы, Крым, Москва и Россия.


Загрузка...

Загрузка...

Экология в России и мире




Путин в России и мире

Лукашенко в Беларуси и мире



123ru.netмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "123 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Smi24.net — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

123ru.net — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.






Здоровье в России и мире


Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России






Загрузка...

Загрузка...





Друзья 123ru.net


Информационные партнёры 123ru.net



Спонсоры 123ru.net