Conservacionistas encontram a maior cobra já registrada na história, segundo o Guinness
Um conservacionista da Indonésia encontrou uma das maiores cobras selvagens já registrada oficialmente na história: um exemplar com mais de sete metros de comprimento, reconhecido pelo Guinness World Records (GWR).
O animal, uma fêmea da espécie píton-reticulada (Malayopython reticulatus), batizada de Ibu Baron, mediu 7,22 metros de comprimento e pesou 96,5 quilos encontrada em Maros, na ilha de Sulawesi, na Indonésia. Em cativeiro, o recorde mundial ainda pertence a outra píton-reticulada, chamada Medusa, mantida nos Estados Unidos, que mede 7,67 metros.
A cobra foi resgatada por um conservacionista local e examinada por Diaz Nugraha, especialista em serpentes, responsável por registrar oficialmente o animal no Guinness.
As fêmeas da espécie costumam ser maiores que os machos, com comprimento médio que varia entre três e seis metros. As pítons-reticuladas se alimentam de animais de médio e grande porte por meio da constrição — processo de estrangulamento —, havendo inclusive registros fatais envolvendo seres humanos. Apesar disso, a espécie não é venenosa. A aproximação cada vez mais frequente dessas serpentes de áreas habitadas está associada à perda de seus habitats naturais.
Devido ao padrão característico de suas escamas, a píton-reticulada é alvo constante da caça ilegal e do comércio clandestino de animais exóticos.
Leia também: Mulher picada por serpente enquanto gravava cobra em condomínio recebe alta; vídeo
O post Conservacionistas encontram a maior cobra já registrada na história, segundo o Guinness apareceu primeiro em Jornal Opção.
