Saiba quem são os técnicos de enfermagem presos no DF suspeitos de causar mortes de pacientes
A Polícia Civil do Distrito Federal (DF) prendeu o técnico de enfermagem Marcos Vinícius Silva Barbosa de Araújo. Ele é o principal suspeito de estar envolvido na morte de ao menos três pacientes internados no Hospital Anchieta, em Taguatinga. Ele também é investigado por causar as mortes de forma intencional, ao aplicar medicamentos em doses letais e até produtos de limpeza em pacientes.
Outras duas técnicas de enfermagem, Amanda Rodrigues de Sousa e Marcela Camilly Alves da Silva também foram presas na operação. Segundo a investigação, elas teriam presenciado os crimes e ajudado nas ações, inclusive vigiando o setor para impedir a aproximação de outras pessoas durante as aplicações. As prisões dos três suspeitos ocorreram nas duas fases da Operação Anúbis, realizadas nos dias 11 e 15 de janeiro. Não foi possível localizar a defesa dos suspeitos, mas o canal segue aberto.
Até o momento, dois idosos de 75 e 63 anos e um carteiro de 33 anos que estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreram entre novembro e dezembro de 2025, após apresentarem rápida piora no estado de saúde.
Segundo a PCGO, o suspeito se aproveitava de falhas nos protocolos e da rotina hospitalar para agir sem chamar atenção. Ele acessava o sistema do hospital com o login de um médico, prescrevia medicamentos incompatíveis, retirava os produtos na farmácia e os aplicava nos pacientes sem autorização. Em um dos casos mais graves, ele teria aplicado várias vezes desinfetante na veia de uma paciente.
As mortes despertaram suspeitas da própria direção do hospital, que instaurou um comitê interno ao identificar circunstâncias atípicas nos óbitos. A polícia também está analisando pelo menos 20 atestados de óbito registrados em hospitais do Distrito Federal.
Leia também: Após aplicar substâncias letais, técnicos encenavam socorro em UTI para ocultar mortes de pacientes no DF
O post Saiba quem são os técnicos de enfermagem presos no DF suspeitos de causar mortes de pacientes apareceu primeiro em Jornal Opção.
