Добавить новость
123ru.net
World News
Декабрь
2025

Câmara de Goiânia aprova em definitivo mudanças na Cosip durante sessão extraordinária

0

Durante reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira, 29, os vereadores de Goiânia aprovaram, em definitivo, a alteração do projeto que trata da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública e de Sistemas de Monitoramento (Cosip). A proposta altera o Código Tributário do Município por ampliar a finalidade da Cosip em incluir serviços de videomonitoramento, com base na Emenda Constitucional n.º 132/2023, que autorizou os municípios a utilizarem a Cosip para outras finalidades além da iluminação. Na justificativa, a Prefeitura afirma que a nova redação autoriza investimentos na expansão e modernização de sistemas de monitoramento, voltados à segurança e à preservação de logradouros públicos.

A matéria foi aprovada com sete votos contrários da oposição, em uma votação marcada por intenso debate entre parlamentares da base governista e oposicionistas, especialmente sobre a possibilidade de aumento da carga ao contribuinte.

A vereadora Kátia Maria (PT) criticou a proposta e afirmou que a Prefeitura estaria “enganando” a população. Segundo ela, como o modelo da Cosip se baseia no rateio do custo total do serviço, a inclusão de uma nova despesa — o monitoramento — levará, inevitavelmente, ao aumento do valor cobrado. “Eu não tenho dúvida de que a Prefeitura está enganando o contribuinte porque ela, com certeza, vai repassar esse custo para a população”, afirmou à reportagem.

Durante a discussão, o vereador Vitor Hugo (PL) apresentou uma emenda para impedir que o custo adicional fosse repassado ao contribuinte, o que não constava no texto original. A proposta, no entanto, foi rejeitada pela base governista, com 19 votos contrários. Caso fosse aprovada, a matéria teria de retornar à Comissão Mista. Segundo o parlamentar, a inclusão do monitoramento na base de cálculo da Cosip resultará em elevação do valor cobrado.

Base alega que não haverá aumento na contribuição

Por outro lado, a base governista defendeu que não haverá aumento no índice percentual da contribuição. O líder do prefeito na Casa, vereador Wellington Bessa (DC), afirmou que a alteração não implica reajuste da taxa. “Não haverá nenhum aumento na contribuição da Cosip. Não existe aumento de índice percentual”, declarou.

O principal argumento da base é que a economia gerada pela substituição de lâmpadas antigas por tecnologia LED, que consome menos energia e tem maior durabilidade, abrirá margem para custear o videomonitoramento sem elevar o valor pago pelos contribuintes. “A tendência é reduzir a contribuição da Cosip com investimentos, como a troca das antigas lâmpadas de mercúrio pelas luzes de LED”, disse Bessa.

O mesmo posicionamento foi adotado pelo relator da matéria, vereador Luan Alves (MDB). Segundo ele, a proposta apenas adequa a legislação municipal às possibilidades já previstas na Constituição. “Não é porque se vai incluir mais um serviço que haverá mais custo. Mesmo o serviço de iluminação pública, que já existe, pode ter variações tanto para mais quanto para menos no valor dessa cobrança”, afirmou.

Além das mudanças na destinação dos recursos, o projeto também cria o Conselho Gestor de Iluminação Pública e de Sistemas de Monitoramento, composto por 12 membros, incluindo representantes dos poderes Legislativo e Executivo e seis representantes da sociedade civil organizada. O colegiado terá a função de acompanhar a gestão técnica e financeira dos serviços.

O valor da Cosip continuará sendo cobrado pela concessionária de energia Equatorial, e a nova legislação passa a produzir efeitos a partir de 1º de janeiro de 2026, no início do exercício fiscal.

Leia também: Vereadores aprovam LOA de 2026 em primeira votação

O post Câmara de Goiânia aprova em definitivo mudanças na Cosip durante sessão extraordinária apareceu primeiro em Jornal Opção.






Загрузка...


Губернаторы России

Спорт в России и мире

Загрузка...

Все новости спорта сегодня


Новости тенниса

Загрузка...


123ru.net – это самые свежие новости из регионов и со всего мира в прямом эфире 24 часа в сутки 7 дней в неделю на всех языках мира без цензуры и предвзятости редактора. Не новости делают нас, а мы – делаем новости. Наши новости опубликованы живыми людьми в формате онлайн. Вы всегда можете добавить свои новости сиюминутно – здесь и прочитать их тут же и – сейчас в России, в Украине и в мире по темам в режиме 24/7 ежесекундно. А теперь ещё - регионы, Крым, Москва и Россия.


Загрузка...

Загрузка...

Экология в России и мире




Путин в России и мире

Лукашенко в Беларуси и мире



123ru.netмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "123 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Smi24.net — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

123ru.net — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.






Здоровье в России и мире


Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России






Загрузка...

Загрузка...





Друзья 123ru.net


Информационные партнёры 123ru.net



Спонсоры 123ru.net