Добавить новость
123ru.net
World News
Июль
2025

Ninguém torce para quem combina derrota

0
Imagem: José Cruz | Agência Brasil

Anderson Pires*

Outro dia numa conversa com alguns amigos, indaguei o que eles achariam se o time que torcem começasse a combinar de quanto iria perder, já que o elenco atual era sabidamente inferior ao de seus adversários. Todos foram categóricos em dizer que isso era inaceitável. A reação teve declarações, como: o time tem que honrar a camisa; tem que perder lutando; quem combina resultado é bicheiro; é melhor perder de goleada mas com dignidade.

Na mesma hora emendei, tá vendo como ninguém torce pra quem combina a derrota. Tem sido assim com o governo Lula em relação ao Congresso Nacional, uma sucessão de derrotas combinadas, onde as perdas incidem sempre sobre aqueles que acreditaram e torceram pela sua vitória.

Mas terá quem diga que se for para o confronto, será ainda pior. Não! No estado atual, não cabe essa suposta responsabilidade. Na política e no futebol a torcida é uma reação emocional, motivada por sentidos que precisam ser aguçados. Um jogador ou um político que se entrega a derrota e ainda tenta dizer que existe alguma vantagem nisso, perde o jogo, a votação e, pior ainda, a torcida.

É o que o Lula tem feito desde que assumiu seu terceiro mandato. Se rendeu ao Congresso, preferiu esquecer as propostas que usou em seu discurso de campanha e deixou o Brasil ser governado por quem não foi eleito.

Não esqueci de quando o Lula dizia que o orçamento secreto, esse que custeia as emendas impositivas dos parlamentares, era o maior escândalo de corrupção do Brasil, que iria derrubar assim que assumisse a presidência, por ser ilegal, inconstitucional e inviabilizar o país. Também não esqueci do que falava em relação a política de preços da Petrobras, que cobra dos brasileiros o preço que o mercado dita e não o custo real pelo petróleo que produzimos. Assim como, quando afirmava que o Banco Central adotava uma taxa Selic criminosa e o presidente do banco era um sabotador do país a serviço de especuladores.

Clique aqui para ler todos os textos de Anderson Pires

Ao contrário do que se imaginava, Lula não enfrentou essas questões. Preferiu a derrota combinada, em troca de pequenos ganhos pontuais, que não representam enfrentamento aos pontos centrais que atacava. Entre fazer o debate público sobre o Congresso antipovo, que usurpa riquezas e fere os poderes constitucionais ou se entregar a realidade que antes questionava, Lula optou pela segunda opção. Deixou de fazer política para fazer acordos, acreditando que isso bastaria para lhe dar sustentação e manter a popularidade. Errou!

Lula perdeu triplamente. A torcida encolheu muito, o governo não entregou as mudanças que prometeu e a crença que ele seria o único capaz de enfrentar esse Congresso impregnado de fisiologismo foi muito abalada. Parece que só agora percebeu isso.

Essa é a esperança que resta a quem sempre torceu por ele, que retome o debate político com a sociedade, tenha coragem de enfrentar o Congresso e recupere o protagonismo necessário para que a extrema-direita não ganhe as próximas eleições. Digo mais, não temos mais tempo para diversionismo. A questão central é o combate a desigualdade. É enfrentamento de classe. Não cabem mais firulas inócuas. É simples, são dois campos, quem é á favor e contra o povo brasileiro.

Caso contrário, seguiremos acompanhando esse jogo combinado, com o Brasil entregue aos interesses de parlamentares, especuladores, agronegócio e grupos empresariais, que sempre promoveram a desigualdade e a exploração do povo e das nossas riquezas. Lula, não dá mais para fazer de conta que ganhamos, vamos para o embate, quero voltar a torcer por você.

*Anderson Pires é formado em comunicação social – jornalismo pela UFPB, publicitário, cozinheiro e autor do Termômetro da Política.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: pragmatismopolitico@gmail.com

O post Ninguém torce para quem combina derrota apareceu primeiro em Pragmatismo Político.






Загрузка...


Губернаторы России

Спорт в России и мире

Загрузка...

Все новости спорта сегодня


Новости тенниса

Загрузка...


123ru.net – это самые свежие новости из регионов и со всего мира в прямом эфире 24 часа в сутки 7 дней в неделю на всех языках мира без цензуры и предвзятости редактора. Не новости делают нас, а мы – делаем новости. Наши новости опубликованы живыми людьми в формате онлайн. Вы всегда можете добавить свои новости сиюминутно – здесь и прочитать их тут же и – сейчас в России, в Украине и в мире по темам в режиме 24/7 ежесекундно. А теперь ещё - регионы, Крым, Москва и Россия.


Загрузка...

Загрузка...

Экология в России и мире




Путин в России и мире

Лукашенко в Беларуси и мире



123ru.netмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "123 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Smi24.net — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

123ru.net — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.






Здоровье в России и мире


Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России






Загрузка...

Загрузка...





Друзья 123ru.net


Информационные партнёры 123ru.net



Спонсоры 123ru.net